O que é o projeto CIVIC

O projeto CIVIC é uma ponte entre o Currículo de formação para a inclusão social de pessoas com experiência de graves problemas mentais, produzido pelo "HERO. Habitação: um caminho europeu educacional para os direitos civis" [n. 2016‐1 - IT02 - KA204‐024078] - e o desenvolvimento de comunidades cada vez mais inclusivas.

No CIVIC a "Habitação" pretende ser um sistema de equipamentos sociais numa rede de relações humanas num bairro seguro. É uma estratégia baseada na comunidade usada para permitir a transição da ajuda à inclusão.
O CIVIC visa tornar o acesso à educação sobre Residência mais fácil para as Comunidades Locais.

Os principais objetivos da CIVIC são:

  • Expandir e apoiar a difusão do Currículo de formação em habitação e saúde mental, para as comunidades locais
  • Aumentar as redes de aprendizagem não formal em Habitações Apoiadas
  • Identificar habilidades sociais e cívicas em percursos de habitação
  • Recolher e partilhar soluções para os problemas de habitação.

Ao partilhar as boas práticas e a formação realizada no CIVIC, iremos produzir dois resultados:

  1. Tutorial do currículo de formação HERO para as comunidades locais inclusivas
  2. Folheto “O que fazer em caso de ...” fornecendo ideias, sugestões, soluções para a residência.

O CIVIC será implementado através de um trabalho sinérgico de 5 parceiros de 5 países da UE. Todas as organizações têm experiência habitacional em processos de inclusão ativa e proteção de direitos, tanto em redes nacionais como internacionais. Foram identificados quatro grupos-alvo, que representam as comunidades locais:

  1. utentes de serviços de saúde mental e as suas famílias,
  2. profissionais de serviços de saúde mental,
  3. profissionais de outras organizações (escolas, centros de emprego)
  4. cidadãos (vizinhos, voluntários).

O CIVIC será implementado por meio de:

  • Reuniões para partilha de objetivos, informações sobre habitação, atividades de atualização (TPM). Elas começarão com uma sessão introdutória, para a qual o parceiro anfitrião convidará de 3 a 5 pessoas dos grupos-alvo, para partilhar histórias de habitação por aqueles diretamente envolvidos.
  • Atividades de formação/ aprendizagem entre os parceiros (C1-C2): marcos para os resultados CIVIC. A primeira sobre o Currículo de formação, desenvolvido no projeto HERO anterior. A segunda, sobre soluções para problemas de habitação. Cada parceiro dará formação aos outros para lidar com questões específicas de habitação, começando pelo seu know-how em habitação apoiada, saúde mental, abordagem baseada na comunidade, direitos humanos, educação não formal, competências sociais.
  • Cada parceiro estará envolvido em atividades de informação e disseminação, no ajuste dos resultados, atividades de relatório e monitorização, ao longo da vida do projeto. O projeto baseia-se no intercâmbio de boas práticas de “habitação e inclusão”, na comparação de problemas enfrentados e soluções implementadas, em metodologias de trabalho como: definição de objetivos, coprodução, narração de histórias, brainstorming, aprendizagem pela experiência.

Share the Video
to support the project


follow us on the HERO housing you tube channel

 

Subscribe HERO Housing newsletter


newsletter

Receive our news letter on project progress